sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PATRIOTISMO

PATRIOTISMO Paulo Toledo “O patriotismo é o último refúgio dos canalhas”. Li esta frase de Samuel Johnson há um bom tempo e fiquei revoltado, pois a considerei um xingamento para mim que era um patriota por formação e nos meus muitos defeitos, eu não encontrava a canalhice. Agora, como dizem os budistas que a única coisa permanente é a impermanência das coisas, penso diferente com relação ao patriotismo. E, como estou absolutamente convencido que continuo não sendo um canalha, não preciso me refugiar em nenhum lugar, muito menos no meu quase extinto patriotismo. O patriotismo é um sentimento que pouco a pouco foi se gastando em mim e acho que em boa parte da população, porque vemos as barbaridades, o predomínio da corrupção e a roubalheira que se instalou na cúpula que comanda e domina o poder neste pobre país. Assim, se fosse possível, de bom grado, eu abriria mão da minha nacionalidade, para voltar à minha vibração patriótica em um país imaginário, onde essa gentalha safada e ordinária não fosse aceita e fosse punida exemplarmente. Nova Zelândia, Dinamarca e Finlândia, são considerados os paises mais honestos do mundo. Então, os cidadãos de qualquer desses países devem se sentir orgulhosamente patriotas. Ao contrário do nosso caso no Brasil, onde parece que a frase de Samuel Johnson faz cada vez mais sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário